segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Jorge Hage deixa a CGU

BRASÍLIA  -  Após doze anos na CGU - Controladoria Geral da União e oito anos como Ministro,   Jorge Hage informou nesta segunda-feira(8) que está deixando o governo de Dilma Rousseff. O ministro disse que já apresentou sua carta de demissão à presidente por não querer continuar em seu segundo mandato.

 "Eu apresentei à presidente Dilma Rousseff a minha carta pedindo que ela me dispense do próximo mandato. Estou pedindo minha demissão. Já cumpri com meu dever, já dei a minha contribuição. Já são 12 anos de Controladoria, sendo nove como ministro. Está na hora de descansar", disse Hage em um evento realizado em Brasília.

Chefe do órgão responsável por ações de combate à corrupção no país, Hage deixa o posto na mesma semana em que se comemora o dia internacional contra a corrupção, em 9 de dezembro. No mês passado, Hage defendeu que as empreiteiras pegas na Operação Lava Jato terão de ressarcir a Petrobras pelos danos causados, refazer contratos superfaturados, entregar os nomes de quem recebeu e pagou propina, e ainda mostrar como funcionava o esquema dentro da estatal para poderem fechar os acordos de delação com a CGU. Durante sua gestão, a CGU foi uma dos responsáveis pela articulação da lei de acesso a informação pública.

Jorge Hage foi quem apoiou e teve papel decisivo na escolha da OSCIP AMARRIBO Brasil para organizar a 15ª IACC realizada em novembro de 2012 em Brasília, oportunidade  que contou com a presença de mais de 100 representantes de diversos países.

Hage não esconde a insatisfação do órgão em que presidiu por 8 anos, não receber os recursos necessários para poder continuar o trabalho no combate à corrupção. De acordo com informações, há uma defasagem de 300 funcionários na CGU. Com o caso conhecido por PETROLÃO, Hage teve que remanejar vários funcionários de outros setores para poder avançar nas investigações.

Nota da Redação: Jorge Hage fez o que pode enquanto esteve a frente da CGU. Ferrenho combatente da corrupção no país. Lamentavelmente, deixa o comando da CGU justamente em um período turbulento em  que se investiga o caso conhecido por Petrolão. Ainda não há um nome para sucedê-lo, porém, de qualquer forma, a Presidente Dilma terá dificuldade em nomear alguém com a mesma estatura. Além do que, se a CGU continuar sem apoio, de nada adiantará insistir em manter esse órgão na ativa. Tive o prazer de conhecer o Ministro Jorge Hage  durante o evento da 15ª IACC e também quando da visita da Presidente da Transparência Internacional ao Brasi,l Huguette Labelle.

Um comentário:

Willian disse...

Por que será? Talvez saiba demais. Muita coisa errada!!!