quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Situação é grave e a falta de água ocorre em várias cidades do interior

Não é só São Paulo que está com problemas da falta de água. Muitas cidades do interior paulista já estão sentindo o grave problema e até mesmo ficando em determinados momentos sem ela.

As chuvas ainda não normalizaram para um período em que costumeiramente há muita precipitação. Cidades onde a SABESP não distribui e administra o setor, a perda de água por vazamento em adutoras com canos velhos pode chegar a 40%. Para essas cidades, como é o caso de Ribeirão Bonito, a saída é a construção de novos poços artesianos, de onde viria água de qualidade e com maior garantia.

Uma das represas que abastece a cidade de Ribeirão Bonito, a represa conhecida por Cidoca, tem no seu entorno cerca de 5 alqueires de mata, o que acaba de certa forma protegendo os mananciais por lá existentes, porém há um problema que se arrasta a muitos anos, a captação ainda é feita de forma "caseira" sem métodos modernos. Quando as chuvas são intensas, as curvas de níveis ao redor da represa não suportam o volume de água deixando que a terra vermelha invada os mananciais .É comum nessa época,  as torneiras  residenciais receberem água de cor escura.

Um comentário:

Elvio disse...

Essa represa vem sofrendo há tempo com assoreamento, que é essa terra que desce com a chuva, diminuindo assim sua capacidade, bem como a qualidade da agua.
Não é admissível que o interesse privado venha prevalecer sobre tal fato que atinge milhares de pessoas e compromete algo tão importante como o abastecimento de agua.
Se a represa já possui algo como 5alqueires de mata ciliar, que essa área seja ampliada, o plantio próximo seja suspenso e o responsável assuma os custos do desassoreamento.
Na minha opinião, se já possuímos dois pontos de captação em represas, devemos cuidar ostensivamente, investir na renovação das redes e eliminar as perdas antes de avançarmos nas reservas subterrâneas.
Como a agua é um dos temas com maior evidência hoje, com certeza existem recursos estaduais e/ou federais para investimento em melhorias de redes e captação.