quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Saúde de Trabiju está acima da média nacional, diz Ministério

Por Antonio L.Teixeira
O Departamento de Atenção Básica, vinculado ao Ministério da Saúde, acaba de divulgar a primeira lista de certificação do 2º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Na avaliação de técnicos do Ministério, que estiveram na cidade, Trabiju tem um serviço de saúde considerado acima da média nacional e comparado ao de centros muito maiores.
Uma equipe do PMAQ (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade) vinculado ao Ministério da Saúde, com seis técnicos da área esteve recentemente em Trabiju avaliando a qualidade e o desempenho do setor de Saúde do município. Foram analisadas todas as atividades desenvolvidas e principalmente a qualidade dos atendimentos médico, odontológico, de enfermagem e das demais equipes multiprofissionais. Na ocasião foram também verificadas as condições de trabalho dos funcionários, infraestrutura, equipamentos e materiais disponíveis, bem como a farmácia. Uma consulta à população foi realizada, com os técnicos fazendo diversas entrevistas com usuários dos serviços.

O trabalho da equipe dividido em dois eixos: Atenção Básica e Saúde Bucal. Nas duas áreas foram avaliados todos os serviços, que obtiveram nota máxima do Ministério. Isso demonstra que a Saúde em Trabiju foi classificada como muito acima da média nacional. Entre os municípios brasileiros,Trabiju obteve critério de extratificação 5. Esse número leva em conta o produto interno per capita, percentual da população com plano de saúde, com bolsa família, percentual em plena pobreza e densidade demográfica. Ao final da avaliação Trabiju recebeu critério 5 que é comparado a cidades com população na faixa dos 500 mil habitantes.

Segundo Willian Letice, responsável pelo Departamento de Saúde de Trabiju, a avaliação teve critérios abrangentes e os resultados foram extremamente satisfatórios. “Conseguimos nos últimos dois anos elevar o nível da Saúde de Trabiju em relação a equipamentos, atendimentos e medicamentos e opinião pública, onde nos coloca num patamar elevado com a cidade sendo comparada no que se refere a Saúde com municípios de até 500 mil habitantes o que seria relativo a cidades do porte de Bauru e Ribeirão Preto, em média”, disse.

Letice aproveitou para agradecer as equipes de trabalho pela dedicação dispensada e ao prefeito Fabrício Vanzelli pelo apoio que sempre deu ao Departamento de Saúde investindo muito ao longo desses dois anos em equipamentos de última geração, qualificação das equipes e valorização profissional. “Sem esse apoio seria impossível conquistarmos esses índices”, finalizou Letice.

O prefeito Fabricio Vanzelli disse ter ficado muito feliz com o resultado da avaliação da Saúde de Trabiju. “Para mim, que desde a campanha política venho dizendo que a Saúde é prioridade em nosso município, fiquei realmente muito feliz com a avaliação positiva feita pelos técnicos do Ministério da Saúde. O resultado coloca a pequena Trabiju no mesmo nível de grandes cidades brasileiras. Isso prova que estamos no caminho certo e investindo de maneira correta os recursos em benefício da população”, falou Vanzelli.

Nenhum comentário: