sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Alunos de Trabiju conhecem obras de Portinari em Batatais e Brodowski

Por Antonio L. Teixeira

Os alunos do 6º Ano A, da EMEF Alfredo Evangelista Nogueira de Trabiju, após a realização de um trabalho escolar na sala de aula e pesquisa via internet e livros sobre o grande pintor Cândido Portinari, foram visitar Batatais, cidade onde a Igreja Matriz conta com um grande acervo de obras do artista.

Além da Matriz e das obras de Portinari,os alunos acompanhados do professor Edmilson Luiz Roys e monitores, conhecerem diversos locais muito bonitos da hospitaleira cidade e que, segundo o professor Luiz, encantaram a todos.

Saindo de Batatais os estudantes seguiram para a vizinha Brodowski,que é a terra natal de Cândido Portinari, que ali viveu até os 15 anos de idade. Na cidade os alunos conheceram a casa do pintor que hoje se transformou no Museu Casa de Portinari. Nele estão o histórico dediversas telas, mobília e pinturas nas paredes, que ilustram a grandiosa obra do pintor. Após a visita a casa, como haviam feito em Batatais, o professor e monitores levaram, os alunos para conhecer a cidade. Brodowski ficou mundialmente conhecida por ter sido o berço de um dos grandes nomes da pintura brasileira e mundial.

Segundo o professor Edmilson,que organizou a vigem e preparou as pesquisas e o trabalho em sala de aula, o principal motivo dessa iniciativa foi tentar transmitir conhecimentos na área das artes para os alunos. Também foi a oportunidade de oferecer momentos de lazer e descontração fora da sala de aula. “O trabalho desenvolvido pelos alunos teve resultado satisfatório.Cada um, a sua maneira, foi buscar elementos e conhecimentos tanto dentro da sala de aula quanto via internet e, no final, mereceram esse presente que todos gostaram. Quero aproveitar para agradecer a direção da escola, que sempre tem nos apoiado em nossos projetos, como também ao prefeito Fabricio, que disponibiliza o transporte e lanches para a garotada”, falou o professor Edmilson.

Candido Portinari
Cândido Portinari foi um dos pintores brasileiros mais famosos. Este grande artista nasceu na cidade de Brodowski (interior do estado de São Paulo), em 29 de dezembro de 1903. Destacou-se também nas áreas de poesia e política.

Durante sua trajetória, ele estudou na Escola de Belas-Artes do Rio de Janeiro; visitou muitos países, entre eles, a Espanha, a França e a Itália, onde finalizou seus estudos.

No ano de 1935 ele recebeu uma premiação em Nova Iorque por sua obra "Café". A partir daí sua obra passou a ser mundialmente conhecida.

Dentre suas obras, destacam-se: "A Primeira Missa no Brasil", "São Francisco de Assis" e Tiradentes". Seus retratos mais famosos são: seu auto-retrato, o retrato de sua mãe e o do famoso escritor brasileiro Mário de Andrade.

No dia 6 de fevereiro de 1962, o Brasil perdeu um de seus maiores artistas plásticos e aquele que, com sua obra de arte, muito contribuiu para que o Brasil fosse reconhecido entre outros países. A morte de Cândido Portinari teve como causa aparente uma intoxicação causada por elementos químicos presentes em certas tintas.

Nenhum comentário: