quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Trabiju participa da campanha Outubro Rosa

Durante todo o mês de outubro a Secretaria Municipal de Saúde e a UBS (Unidade Básica de Saúde) Manoel Morales, de Trabiju estão realizando atividades educativas, solicitação de mamografias com agendamento, auto exames de mama e papanicolaou. Ocorre o acolhimento de todas as mulheres do município para exames de prevenção de câncer de mama e colo do útero para possíveis diagnóstico precoce da doença.

 Diretoria, médicos e enfermeiras já estão empenhados na campanha

Durante a campanha do Outubro Rosa também serão realizadas rodas de conversas com a participação de diretores, médicos e enfermeiros. Serão apresentados vídeos educativos e informativos na recepção da unidade Manoel Morales para conscientizar sobre a promoção e prevenção da saúde da mulher.

Segundo nos informou a secretária de Saúde do município, Karla Malkomes, todos os médicos da unidade receberam orientação sobre a campanha e realizarão auto exame das mamas e solicitarão exames complementares quando se fizer necessário. Os ginecologistas da unidade, médicos Marcos e Rodas, dedicarão durante o mês espaço para orientação e encaminhamento de possíveis suspeitos de câncer de mama e a equipe do ESF (Estratégia de Saúde da Família) estará realizando busca ativa nas mulheres de 50 a 69 anos que não realizaram o exame de mamografia durante o ano, para que possa ser agendado e realizado. O agendamento também pode ser realizado pelo telefone 0800 7790000. As mulheres que não estão nessa faixa etária poderão realizar os exames através do setor de atendimento da UBS Manoel Morales.

Também esta sendo entregue folhetos explicativos, colocação de banners com a programação do Outubro Rosa e os funcionários da unidade estão todos dedicados para o sucesso da campanha.
Nós da Saúde estamos muito animados com a campanha, pois ela nos dá a oportunidade de intensificarmos ainda mais o nosso trabalho em relação aos cuidados e prevenção de doenças. Também podemos conscientizar a população procurar a unidade e realizar os exames de rotina”, falou a secretária Karla Malkomes.

“Para mim, a Saúde é prioridade em minha administração. Tudo o que for feito nesse sentido sempre terá o meu apoio e autorização. Quero parabenizar diretores médicos e os demais funcionários por abraçarem mais essa campanha que esta levando diversos benefícios a nossa população. Também quero me colocar a disposição deste e de outros setores da administração para auxiliar em tudo aquilo que de mim precisarem”, falou o prefeito Fabrício Vanzelli.
Colaborou: Antonio Teixeira

Nenhum comentário: