quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Aluno de Trabiju participa do Parlamento Jovem da Assembléia Legislativa
A Assembleia Legislativa Paulista divulgou nesta segunda-feira (20), a lista dos candidatos selecionados para sua edição de 2014 do Parlamento Jovem. São 94 deputados estaduais mirins,alunos do ensino fundamental de todo o Estado, entre eles o trabijuense MatheusDonizettiLetízioVanzelli, que cursa a 8ª Série B da EMEFAlfredo Evangelista Nogueira. As atividades começam na 5ª feira, 6 de novembro, às 10h, com o credenciamento dos deputados jovens no hotel onde ficarão hospedados. Após o almoço, seguem para a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), onde conversarão com os deputados e receberão instruções sobre a sessão plenária.A sessão do Parlamento Jovem tem a duração de um dia inteiro. Começa às 10h de 6ª feira, dia 7, com a diplomação e posse dos deputados mirins; eleição da Mesa Diretora dos trabalhos (presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários) e discussão e votação dos projetos, até às 18h aproximadamente, com um intervalo para almoço.
O parlamentar jovem Matheus Vanzelli, representando o Partido da Natureza, vai apresentar um projeto de lei sobre a reciclagem dos resíduos da construção civil. Sua proposta prevê que os municípios contratem, por licitação, empresas para cuidar da reciclagem desse material, que seria depositado em diversas caçambas espalhadas pela cidade.
Matheus é filho do prefeito de Trabiju Fabricio e da primeira-dama Carolina Vanzelli e em 2012 já foi deputado jovem onde defendeu seu projeto na Alesp, em São Paulo. Além de Matheus Vanzelli ter conseguido esse feito por duas vezes a cidade de Trabiju em 2010 já tinha sido representada pela deputada jovem Jéssica Letícia da Silva, também aluna da EMEF Alfredo Evangelista Nogueira.

Deputados por um dia Instituído em 1999, por resolução aprovada pela Casa, o Parlamento Jovem, em sua versão voltada a crianças e jovens, tem por objetivo oferecer a estudantes a experiência no exercício de mandatos parlamentares, como contribuição à sua formação em cidadania e democracia. A cada ano, alternam-se alunos do ensino fundamental e do médio, na oportunidade de participarem de um dia do Legislativo, apresentando projetos por eles elaborados, a fim de que compreendam in loco as funções desse poder. A seleção dos parlamentares jovens é realizada através de projetos, levando em conta o respeito à forma que regimentalmente deve ter um projeto de lei, a correção gramatical, a concisão, a clareza, a pertinência relativa a cada partido, sua originalidade e condições de aplicação efetiva.
Os parlamentares jovens viajam para São Paulo, com um acompanhante, ficando hospedados em hotel custeado pela Assembléia Legislativa.
Colaborou: Antonio Teixeira

Nenhum comentário: