sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Ribeirão Bonito inaugura Usina de triagem de resíduios sólidos



 Usina  contribuirá para a diminuição da poluição ambiental
                                                         Padre Morales abençoa o local

Foi inaugurada na manhã de hoje (12), a usina de triagem de resíduos sólidos urbanos com o reaproveitamento dos materiais recicláveis, localizada no antigo aterro sanitário.

“Em cumprimento à Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, buscamos a implantação desta usina, uma vez que órgãos fiscalizadores como a CETESB e o DPRN já ameaçavam a interdição deste local e a aplicação de multas diárias, pois as valas para o aterramento do lixo in natura se esgotavam e a capacidade de receber o lixo diário se esgotaria em questão de dias”, disse o prefeito Nenê Forte.

Com a presença dos vereadores Reginho, Baldan e Marcelo Lolatto, além do presidente da AMAG – Associação Amigos de Guarapiranga, Osvaldo Ferro, diretores municipais de governo, a primeira dama Heloisa Torrezan Forte, professores da rede municipal de educação e cerca de 25 alunos da EMEI Lélia Cecília Torrezan Gaudino Lucato que plantaram 60 mudas de árvores, entre frutíferas e nativas, simbolizando o respeito ao equilíbrio ambiental, que é a principal justificativa do projeto que hoje se implantou.
 O prefeito Nenê Forte destacou a importância da usina, ao citar que os foram realocados recursos do orçamento e apara a abertura do processo licitatório que culminou com a contratação da EAC Vidas, que é a empresa parceira e responsável pelo trabalho de triagem, reciclagem e destino final aos resíduos sólidos urbanos de Ribeirão Bonito e Guarapiranga.

Éder Custódio, diretor da EAC Vidas afirmou que Ribeirão Bonito, com a implantação deste projeto entra para a história, uma vez que apenas 16% dos municípios brasileiros conseguiram concretizar o sistema de triagem, reciclagem e destinação final aos resíduos sólidos urbanos. “È um grande passo para a sustentabilidade”, disse Custódio. 

Ao final da solenidade, o padre João Francisco Trovilho Morales levou suas bênçãos ao projeto.
Colaborou: Julio Barbosa - Fotos: divulgação

Nenhum comentário: