terça-feira, 23 de setembro de 2014

Esporte é vida! Que o diga quem pratica.

Dia desses tive o prazer em conversar com a jovem Bruna, filha do casal Liliana e Luiz Roberto Gonzaga. Na realidade o tempo passa muito rapidamente, principalmente para quem já atingiu a idade do idoso como eu. Lembro-me bem da garotinha Bruna esperta e arteira.

Essa fase já passou, hoje é uma moça, e diga-se de passagem, que bela moça! Conversar com a Bruna é uma terapia, mesmo porque no alto dos meus 61 anos, acabei me animando a sair da rotina e de tudo aquilo que desemboca naquele famigerado círculo vicioso, que no meu caso, se traduz em trabalho, trabalho e mais trabalho.

Para ser bem sincero, estou com o "pacote cheio"(esse termo parece mais light), de ouvir as pessoas dizer: É preciso mexer o corpo, fazer ginástica, fazer caminhada...e assim vai...

Pois bem, ninguém com tanta propriedade havia chamado minha atenção para o problema, ou melhor, para a solução do problema como a Bruna.
Bruna Paula de Almeida Gonzaga

Como disse, encontrei  a Bruna no Santa Eliza Eco Resort, em um evento e a pergunta foi inevitável: "Como é que você faz para manter esse corpinho de bailarina espanhola"?

A resposta: "Tenho me dedicado às corridas faz algum tempo, e estou me sentindo ótima", disse Bruna.  Nem precisava dizer que estava ótima, estava na cara!

No meu caso, longe de estar querendo ficar com corpinho de toureiro, mas estou tentando criar vergonha na cara e fazer algo para o bem da  minha saúde e principalmente da minha cabeça. Sabe de uma coisa, a Bruninha me convenceu. Já estou andando 100 metros rasos. Calma lá! Chegarei um pouco mais longe com o passar dos dias.

Vejamos o depoimento da Bruna:
Comecei a correr em 2012, por incentivo do meu cunhado Marcelo, que é meu companheiro de treino, juntamente com sua cachorra da raça border collie. 

Aos poucos fui ganhando resistência e fôlego, e cada vez mais além do "prazer" natural proporcionado pela corrida fui ganhando inúmeros benefícios de ordem, tanto física como psicológica, pois a corrida tornou-se uma terapia na minha vida. Ela me ajudou a entender meus limites e descobrir que só depende do meu empenho para superá-los. Pois na corrida, como na vida, muitas vezes você está cansado, com dor e pensa em desistir - porém simplesmente continua, e só se dá conta que conseguiu depois que passou a linha de chegada - e essa sensação de alegria em "ter conseguido" não tem preço!

Minha primeira prova de corrida de rua foi 6 km no dia 30 de Dezembro de 2012 na cidade de Brotas, e achei que não conseguiria completar por não estar tão bem condicionada, porém consegui e fiquei em 3° lugar na categoria de 16 a 39 anos! Estimulada por essa primeira vitória continuei a treinar e fui melhorando gradativamente. 

Até que esse ano resolvi intensificar meus treinos! A primeira corrida desse ano foi de 6 km promovida pela Graciano Chevrolet. Cheguei em 6° LUGAR na categoria feminino dos nascidos entre 1984 - 1997 e 16° na geral feminino com 152 inscritos de corrida! Depois estabeleci como meta correr meus primeiros 10 km na 9° Corrida Fisk - saúde em dia de Araraquara -  fiquei em 1° lugar na categoria de 20 a 24 anos e em 8° lugar na categoria geral. Depois participei da Corrida de 8 km da Unesp em que fiquei em 2° lugar na categoria de 21 a 26 anos! Até que que no último dia 7 de setembro fiquei em 1° lugar na Corrida Agita Sicred de Araraquara de 7 km na categoria de 18 a 25 anos.

Posso dizer que não sou corredora profissional mas somente uma apaixonada pela corrida, pois ela sempre me estimula a buscar novos desafios e novas metas.

Algumas pessoas me perguntam como eu consigo encontrar ânimo e disposição?! Acredito que faço o que gosto, assim procure fazer algo que também te dê prazer e isso independe do tipo de esporte que você irá escolher! transforme o exercício algo prazeroso na sua vida!! e assim você não irá alcançar apenas suas metas mas vai ganhar inúmeros benefícios de ordem física e psicológica! Pratique saúde! Pratique o seu estilo de vida!   

* As fotos abaixo explicam o motivo de estar bem com a vida.

























Nota da Redação: Parabéns Bruna pelo seu esforço e pelo ritmo de vida que escolheu. Ah, obrigado pelo incentivo. Beijo, Ronco.

4 comentários:

Ana Maria disse...

Excelente matéria com a Bruna. Parabéns, querida

sofia disse...

Boa Bruna, arrebentou!

Petita disse...

Adorei a reportagem!!! Bruca você é linda.

Anônimo disse...

Saudações!

Parabéns pela iniciativa de criar mais este canal de divulgação do atletismo no Brasil.
Sugiro que façam uma corrida de rua aí em Ribeirão Bonito. Pode ser uma prova pequena para começar.
Obrigado. Um grande abraço.
Prof. Rui - Atleta Máster - Araraquara - S.P.