O douradense Mateus
Bassi(foto) filho do casal Eliana e Tico Bassi, que empresta
seus serviços à EPTV - Campinas, produziu sua primeira matéria para o site G1 - da
Globo. O Blog do Ronco cumprimenta o jovem Mateus desejando sucesso na bela carreira que escolheu. Confira a matéria abaixo que leva a assinatura do jornalista:
Sindicato é a favor de acabar com a função de cobrador em Campinas
Presidente apoia transferências de funcionários para outras
funções. Extinção foi anunciada com pacote que prevê tarifa a R$ 3 a partir do
dia 1º.
Sindicato é a favor de acabar com a função de cobrador em Campinas
Presidente apoia transferências de funcionários para outras funções. Extinção foi anunciada com pacote que prevê tarifa a R$ 3 a partir do dia 1º.
Passageiros entram em ônibus no transporte público em Campinas (Foto: Mateus Bassi/G1)
O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Campinas (SP) é favorável à
extinção da função de cobrador nos ônibus da cidade, medida que integra o
pacote de mudanças no transporte, anunciado esta semana e que inclui reajuste da tarifa para R$ 3,30,
além do fim da circulação de dinheiro nos circulares, entre outros.
Segundo o presidente da entidade, Matusalém de Lima, desde que seja
garantido pelas empresas que não vai haver demissão e que os 1.350
profissionais sejam realocados, a mudança é aprovada.
Lima afirmou que os cobradores serão realocados para funções como motorista de ônibus, fiscal, mecânico e funcionário de almoxarifado. "Todas essas funções possuem condição financeira melhor do que a função de cobrador, então não vejo problema que ela seja extinguida, até porque vai dar mais segurança para o motorista, que não vai ter mais dinheiro no ônibus", disse.
Empresas
A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) afirmou que deve assinar dentro de duas semanas um convênio com um Centro de Formação de Condutores (CFC), para que os 1.350 cobradores do transportes público municipal realizem um curso de capacitação para que tirem a habilitação para dirigir ônibus. Além disso, eles podem fazer outros cursos para se tornarem mecânicos, fiscais ou funcionários de almoxarifado. As empresas vão arcar com todas as despesas.
A assessoria de imprensa da Transurc não informou quantas vagas existem para realocar os cobradores, mas garantiu que todos que fizerem os cursos de capacitação terão o emprego garantido. "A gente só não tem condição de obrigar quem não quer fazer o curso a fazer. Por isso não sabemos ainda quantos funcionários vão querer ir para outras funções, mas quem quiser ir, terá o emprego garantido", disse o diretor de comunicação, Paulo Barddal.
Os cobradores que quiserem se matricular nos cursos de capacitação para as novas funções poderão fazer a matrícula a partir de setembro. Para se tornar motorista, o funcionário terá que fazer 15 aulas - 12 diurnas e três noturnas - e depois uma prova prática. Depois de tirar a habilitação, ele será integrado imediatamente ao quadro de condutores da empresa.
"Não vamos exigir experiência porque as empresas já possuem escolinhas de motoristas de ônibus e alguns cobradores já até fizeram aulas", afirmou Barddal. Já os cursos para as outras funcões terão 80 horas semanais, duração de aproximadamente um mês e também vão permitir que o funcionário inicie imediatamente na mesma função.
De acordo com o Detran, para tirar a habilitação categoria D, que permite que o motorista conduza ônibus, o condutor tem que ter ser habilitado há pelo menos dois anos na categoria B (carros) e não ter cometido nenhuma infração grave.
Lima afirmou que os cobradores serão realocados para funções como motorista de ônibus, fiscal, mecânico e funcionário de almoxarifado. "Todas essas funções possuem condição financeira melhor do que a função de cobrador, então não vejo problema que ela seja extinguida, até porque vai dar mais segurança para o motorista, que não vai ter mais dinheiro no ônibus", disse.
Empresas
A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) afirmou que deve assinar dentro de duas semanas um convênio com um Centro de Formação de Condutores (CFC), para que os 1.350 cobradores do transportes público municipal realizem um curso de capacitação para que tirem a habilitação para dirigir ônibus. Além disso, eles podem fazer outros cursos para se tornarem mecânicos, fiscais ou funcionários de almoxarifado. As empresas vão arcar com todas as despesas.
A assessoria de imprensa da Transurc não informou quantas vagas existem para realocar os cobradores, mas garantiu que todos que fizerem os cursos de capacitação terão o emprego garantido. "A gente só não tem condição de obrigar quem não quer fazer o curso a fazer. Por isso não sabemos ainda quantos funcionários vão querer ir para outras funções, mas quem quiser ir, terá o emprego garantido", disse o diretor de comunicação, Paulo Barddal.
Os cobradores que quiserem se matricular nos cursos de capacitação para as novas funções poderão fazer a matrícula a partir de setembro. Para se tornar motorista, o funcionário terá que fazer 15 aulas - 12 diurnas e três noturnas - e depois uma prova prática. Depois de tirar a habilitação, ele será integrado imediatamente ao quadro de condutores da empresa.
"Não vamos exigir experiência porque as empresas já possuem escolinhas de motoristas de ônibus e alguns cobradores já até fizeram aulas", afirmou Barddal. Já os cursos para as outras funcões terão 80 horas semanais, duração de aproximadamente um mês e também vão permitir que o funcionário inicie imediatamente na mesma função.
De acordo com o Detran, para tirar a habilitação categoria D, que permite que o motorista conduza ônibus, o condutor tem que ter ser habilitado há pelo menos dois anos na categoria B (carros) e não ter cometido nenhuma infração grave.
Direito de pagar com dinheiro
O especialista em direito civil Marcelo Altieri afirmou que o Código Civil Brasileiro prevê que em qualquer tipo de contrato, não só os relacionados ao transporte, existe o princípio do nominalismo, que consiste no direito de pagar as dívidas em dinheiro.
O especialista em direito civil Marcelo Altieri afirmou que o Código Civil Brasileiro prevê que em qualquer tipo de contrato, não só os relacionados ao transporte, existe o princípio do nominalismo, que consiste no direito de pagar as dívidas em dinheiro.
Um comentário:
Dourado, mais uma vez revelando talentos.
Parabéns ao neto do "Toni Basi"
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