quarta-feira, 30 de julho de 2014

Balsa Mundo Serraria e Plantio se instala em Trabiju


  Empresários, prefeito e vereadores durante a primeira reunião da Balsa Mundo em Trabiju

Trabiju
Em reunião recente convocada pelo prefeito de Trabiju, Fabrício Vanzelli, na propriedade onde a empresa Balsa Mundo mantém seu viveiro de mudas da espécie pau-de-balsa, os responsáveis pelo empreendimento explicaram o projeto para a implantação no município do processo de exploração comercial dessa espécie vegetal. Também participaram do encontro o vice-prefeito Marcos Rodrigues e vereadores.

Em sessão extraordinária realizada no dia 16 de julho, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade projeto de lei enviado pelo Executivo autorizando a concessão de barracão comercial de 440 m2, onde funciona a Incubadora de Empresas da cidade, para a instalação das atividades da Balsa Mundo.

Representando a empresa, falaram durante o encontro os diretores Carlos Avelino e Ana Paula Nastri Fernandes Morábito, seguidos de Valter Alencar, responsável pelo projeto técnico do projeto. Ele explicou aos presentes que as atividades que serão desenvolvidas pela Balsa Mundo acontecerão mediante parcerias de plantio e cultivo que serão firmadas com proprietários rurais de Trabiju e de diversas cidades da região.

Alencar disse que dias após a aprovação pelos vereadores da concessão do barracão industrial à Balsa Mundo, foram iniciadas as reformas e adequação do prédio para que a empresa possa se transferir rapidamente para o local.

Paralelamente à reforma do prédio, está sendo finalizado o processo de secagem em estufa da madeira e sendo preparado o plantio de 1 milhão de árvores das espécies pau-de-balsa.
“Na parte comercial, já firmamos contratos futuros com a Itália e estamos em negociação com a China”, afirmou Alencar.

Balsa Mundo
A Balsa Mundo Serraria e Plantio Ltda. inicia suas atividades para atender uma necessidade do Grupo Agropecuária São Carlos que atua no mercado desde 1914, tendo como referência a Fazenda Jangada Brava na cidade de Boa Esperança do Sul – SP.

Segundo Valter Alencar, a pau-de-balsa, por ser uma floresta de rápido crescimento e de ótimo valor comercial para uso em móveis e objetos com design, representa a máxima agregação de valor que um produto madeireiro pode ter em nosso planeta. “Suas florestas estão sendo plantadas e processadas na região do município paulista de Trabiju, e em breve suas peças poderão ser encontradas nas principais capitais do mundo, comercializadas através de uma consistente rede de distribuição”, explica. Ainda segundo o representante da empresa, a Balsa Mundo investe em projeto para a certificação da madeira pau-de-balsa.

A exploração florestal com o uso múltiplo engloba também produtos não madeireiros e serviços ambientais alinhados à recente demanda por atividades com efeito redutor do aquecimento global.

O objetivo do projeto Balsa Mundo é o processamento e a venda de madeira pau-de-balsa certificada. Esta madeira tem origem de florestas já plantadas, e que depois de processadas poderão ser utilizadas na fabricação de papel, embalagens, portas, caibros, vigas e toretes de madeira – tipo lenha, etc.

Colaborou: Antonio Teixeira

Nenhum comentário: