quarta-feira, 21 de maio de 2014

Termina a primeira etapa da contenção de cheias em Trabiju

A Construtora H. Haidar termina a primeira etapa das obras de galerias pluviais para contenção de inundações em Trabiju. No total foram colocados 308 metros de tubos de 1,20m e 97 de 1 metro de diâmetro, construção de galerias, sete bocas de lobo duplas, colchão de pedras (gabião) e muros de ala, ou dissipadores, para reduzir a velocidade das águas na saída das galerias.
As obras da primeira etapa tiveram início em 17 de fevereiro e término em 11 de abril. Segundo a arquiteta da Prefeitura de Trabiju, Natalia Verrumes Tortorelli, a obra foi muito bem executada pela H. Haidar Engenharia e tudo transcorreu dentro do planejado. “Embora ainda não tenha ocorrido chuvas com altos índices de precipitação, já podemos garantir que a obra realizada nessa primeira etapa atingiu as expectativas estabelecidas”, disse a engenheira.
Na ocasião em que foram iniciadas as obras, o responsável, Paulo H. Estança, da H. Haidar, observou que nos serviços executados pela administração anterior foram colocados tubos com apenas 60 centímetros de diâmetro, que não eram suficientes para escoar toda a água que chegava à rua Sebastiana Braga. Isso causava diversos transtornos para os moradores. Falou que agora seriam colocados tubos com o dobro de diâmetro para resolver o problema em definitivo.
 
O prefeito Fabrício Vanzelli acrescentou que o total das obras está orçado em R$ 2,5 milhões e a segunda etapa será iniciada em breve. Ela dará continuidade ao projeto de macrodrenagem do município de Trabiju, que em sua totalidade será realizado em três etapas.

“Eu estava apenas no 14º dia de governo quando aconteceu uma grande inundação na rua Sebastiana Braga Tavares e outras cinco já haviam ocorrido durante a administração anterior, que havia realizado as obras, embora de maneira incorreta, sem resolver o problema. Durante a inundação ocorrida no inicio do meu mandato fui indagado pela imprensa sobre o que pretendia fazer para resolver o problema. Respondi, então, que iria mandar fazer um estudo detalhado do problema e que iria resolve-lo. E assim foi feito. Em seguida realizei uma reunião na Câmara onde apresentei aos vereadores e moradores da rua Sebastiana Braga Tavares o projeto. Após a reunião e, com todos de acordo, foi contratada uma empresa conceituada na área, que utilizando material de qualidade e dimensões adequadas terminamos a primeira etapa. Somente com ela já resolvemos o grande problema que preocupava os moradores a cada ameaça de chuva. Brevemente estaremos iniciando a segunda etapa e por fim a terceira, resolvendo definitivamente os problemas de inundação em Trabiju. Este foi o meu compromisso e, com certeza, o cumprirei em sua totalidade”, falou Vanzelli.
 
Drenagem Urbana
Ao mesmo tempo em que são executadas obras para conter as inundações, Trabiju está recebendo do Estado recursos da ordem de R$ 82.262,50 que serão utilizados na elaboração do Plano Diretor de Drenagem Urbana. A verba é liberada através do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), órgão com o qual o prefeito Vanzelli assinou convênio no dia 29 de janeiro último.

A finalidade do Plano Diretor de Drenagem Urbana é a de estabelecer diretrizes que possam orientar as ações do poder público e da iniciativa privada na elaboração de projetos e na execução de obras de drenagem na área urbana. Orienta, também, a promoção de ações preventivas e corretivas sobre causas e efeitos dos processos erosivos e inundações, visando proteger a população e o meio ambiente.
Os recursos do Fehidro, conforme Vanzelli, serão utilizados na contratação de uma empresa que vai elaborar um projeto de macrodrenagem urbana para resolver o problema das águas pluviais em toda a cidade.
Colaborou: Antonio Teixeira

Nenhum comentário: