quinta-feira, 13 de março de 2014

Secretária da Saúde conversa com o Blog e explica casos de dengue em Ribeirão Bonito

                                                         Dengue
A Secretária da Saúde de Ribeirão Bonito Maria Eliza Alboléia(foto), entrou em contato com o Blog do Ronco e informou que na cidade há 26 casos de suspeita de Dengue registrados. Dos 26 casos, 6 foram confirmados como positivos, sendo que 4 deles foram "importados", ou seja, contraídos fora do município e 2 casos são realmente da cidade.

Maria Eliza disse que o procedimento na área da saúde quando há diagnóstico inicial de dengue  que é clínico (história + exame físico da pessoa) feito essencialmente por exclusão de outras doenças, sendo muito importante, por exemplo, saber se a pessoa não está com doença meningocócica (meningite ou meningococcemia) ou leptospirose que são tratáveis com antibióticos. Feito o diagnóstico clínico de dengue, alguns exames (hematócrito, contagem de plaquetas) podem trazer informações úteis quando analisados por um médico, mas não comprovam o diagnóstico, uma vez que também podem estar alterados em várias outras infecções. A comprovação do diagnóstico, se for desejada por algum motivo, pode ser feita através de sorologia (exame que detecta a presença de anticorpos contra o vírus do dengue), que começa a ficar reativa ("positiva") a partir do sexto dia de doença. Para a Secretária da Saúde, a situação está sob controle descartando no momento a possibilidade de epidemia.

IMPORTANTE 
Neste sábado(15), haverá arrastão no centro da cidade onde serão recolhidos produtos que possam acumular água de chuvas, como por exemplo: pneus, latas, vasilhas etc.

Faça sua parte;
Ajude a defesa civil de Ribeirão Bonito a combater a Dengue, fazendo diariamente a manutenção em calhas e outros locais onde possam acumular água.

Nenhum comentário: