sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O populoso e por muito tempo esquecido bairro "Malvinas"

 Malvinas caindo no buraco

Ribeirão Bonito possui vários bairros com número expressivo de moradores, porém o mais populoso é sem dúvida o bairro conhecido por Malvinas.

Calamidade no bairro. Impossível trafegar pelas ruas barrentas

A comunidade das Malvinas talvez tenha sido a mais esquecida ao longo dos anos. Administradores do passado viraram as costas literalmente para o bairro. A partir da gestão do então prefeito Rubens Gayoso Junior é que teve início a transformação daquele local.


  Para entrar na residência, uma ponte 

Uma enorme erosão estava tomando conta de parte do bairro engolindo casas residenciais e construções comerciais. O governo Federal aportou à época, perto de R$ 4 milhões para que a erosão fosse estancada. Uma galeria com tubos de concreto foi construída para que o escoamento das águas pluviais pudesse seguir o rumo do ribeirão sem destruir o solo.

Ruas barrentas em época de águas e muito pó na seca. Era difícil de entrar na própria residência em função dos enormes buracos formados pelas enxurradas.

As Malvinas começou a ser vista como um bairro que necessitava da atenção dos governantes. O ex-prefeito Paulo Veiga priorizou em sua administração obras importantes para as Malvinas.

 Anos e anos sem ponte de ligação ao bairro

Vários vereadores trabalharam e trabalham até hoje em prol daquela comunidade, um porém se destacou na cobrança de melhorias para as Malvinas, o vereador Nelson de Souza(PRB). Nelsinho como é conhecido foi e é a voz do bairro.  Presenciei por várias oportunidades o legislador defender a comunidade onde mora e solicitar obras para o bairro.

Quantos anos o acesso ao bairro ficou sem a construção da tão reclamada ponte que liga o centro ao bairro? Até missa foi celebrada no local com religiosos reivindicando a ponte.
 Missa celebrada no bairro para conscientizar políticos

Na atual legislatura, a maioria dos vereadores levam reivindicações para aquele local e outros bairros. Para quem conheceu o bairro no passado sabe que hoje está bem diferente. Ruas asfaltadas, novas escolas, creches etc.

A atual primeira dama, Eloisa Forte, vem dando todo o apoio no setor social ao importante bairro. O prefeito Nenê Forte disse ao Blog do Ronco recentemente, que tem compromisso com toda a cidade de melhorias, porém a Malvinas ainda precisa da atenção do Executivo.

Na formação da atual câmara, a maioria dos vereadores moram nos bairros e sabem das necessidades de suas comunidades. Nelsinho, Joseilton, Manezinho, Renata, Baldan, Pedro Maia, Reginho e o próprio presidente da Câmara Dimas residem nos bairros. Apenas o vereador Marcelo Pallone reside no centro da cidade. Recentemente o bairro Novo Ribeirão recebeu o asfalto após mais de 30 anos sem essa pavimentação.
 Tubos de concreto para o escoamento de águas pluviais
 O atual prefeito sabe que a prioridade está nos bairros sem se esquecer do centro da cidade. O que não podemos admitir  é o esquecimento por parte dos administradores como ocorreu no passado. Recursos nunca faltou para estrutura da cidade, o que faltou foi comprometimento de prefeitos que após se sentarem na cadeira de mandante do município acabam priorizando o plano pessoal e não o coletivo.
A Lei de Responsabilidade Fiscal coibiu muito dos abusos dos administradores. Se não foi uma Lei perfeita, não há como negar que foi um freio para aqueles que estavam acostumados com a bandalheira geral e apostavam no quanto pior melhor. Ribeirão Bonito hoje é administrado por um prefeito que sabe bem de suas responsabilidades e que também acompanhou de perto as falcatruas daqueles que hoje respondem a inúmeros processos por desvio de recursos do município. A triste lição do passado não pode jamais ser esquecida para que nunca mais tenhamos líderes com o perfil de um corrupto.

Nenhum comentário: