terça-feira, 13 de novembro de 2012

Escola Salles Júnior de Dourado resgata a Feira FACID

A Direção da Escola Estadual Dr. Salles Júnior resgatou a Feira FACID – Feira Artística, Científica e Industrial de Dourado, após 35 anos, quando nos 70 o evento foi realizado por três vezes: nos anos de 1972, 1973 e 1977.

A reedição da FACID trouxe inovação, a participação de  empresas da cidade  nos três dias de Feira. Entre as participantes, estão a Premier Pet, Gráfica Dourart, Santa Clara Eco Resort, Fioreta e Móveis Dourart's.

De acordo com o Diretor da Escola, Carlos Augusto  Fiamencini(foto), a idéia foi a de mostrar ao público, trabalhos nas diversas áreas do conhecimento, pelos alunos e professoras da Escola Salles Júnior e também a exposição de produtos das indústrias com sede em Dourado.

Além da exposição, palestras estão sendo proferidas à noite. Os temas escolhidos foram: Cenário Macroeconômico e as novas tendências do Mercado, Dependência Química e Relacionamento Interpessoal e encerrando o ciclo de palestras ,no dia 14/11, Palestra Motivacional. O público alvo do evento são os alunos de 2ª e 3ª séries de Ensino Médio.

Deixando à vontade para que professores e alunos escolhessem o tema do que apresentariam em exposição durante a IV FACID, acabou motivando os jovens a abordarem assuntos interessantes.

Separados por salas, os alunos apresentaram os seguintes temas: Sustentabilidade, Óptica, Viagem pelo Ensino Fundamental, Anos Dourados, Jogos Matemáticos , O Pequeno Príncipe e Vida e Saúde.

Alunos bem preparados, explicavam aos visitantes os detalhes de cada tema escolhido

Sustentabilidade

Através de vídeo, foram mostradas as várias maneiras e a habilidade de suportar certas condições. A palavra sustentabilidade tornou-se um princípio básico, segundo o qual o uso dos recursos naturais são fundamentais para as nossas necessidades.

Óptica

Com didática, alunas ensinaram como funciona o processo de revelação de uma película de filme fotográfico. Com a utilização de uma  lata de pequeno porte com abertura lateral, foi possível fotografar objetos.

O olho humano também foi tema da exposição. O que acontece com os nossos olhos quando captamos uma imagem, de que forma processamos o que enxergamos. Tudo foi abordado pelas alunas do Salles Junior.

Viagem pelo Ensino Fundamental

Nessa mostra, alunos trabalharam com textos, desenhos e matérias sobre a I e II Guerra Mundial

Anos Dourados

Essa exposição foi uma verdadeira viagem ao passado, retratando fielmente os anos 70. Não faltaram os famosos LPs de cantores da época como Roberto Carlos e a sua Jovem Guarda, Chico Buarque de Holanda e Novos Baianos. A censura, a falta da liberdade de expressão foram citadas como uma lembrança dos anos de chumbo.  O governo Militar e até mesmo o golpe de 1964 foram mencionados.

Jogos Matemáticos

A sala dos jogos matemáticos foi devidamente ilustrada com um pouco do que a matéria tem a nos oferecer. Até mesmo grandes matemáticos foram retratados.

O Pequeno Príncipe

A idéia da escolha pelo tema O Pequeno Príncipe, foi a de mostrar alguns trechos do livro de Antoine de Saint-Exupéry publicado em 1943, com desenhos e bolas em isopor retratando alguns planetas vividos pelo Principezinho.

Vida e Saúde


Alguns aparelhos para ginástica movimentaram a sala Vida e Saúde. A idéia foi a de mostrar como é importante o exercício físico nas diversas idades. A distribuição de panfletos ligados à saúde por agentes da área da saúde faz parte da exposição.



EMPRESAS  PARTICIPANTES
 Gráfica Dourart
 Premier Pet
   Móvies Dourart
 Fioreta
 
Santa Clara Eco Resort
A Premier Pet, Fioreta, Gráfica Dourart e Móveis Dourart's, expuseram seus produtos. A Santa Clara Eco Resort optou por apresentar assessórios que são utilizados em boia cross, arvorismo e outras atividades que são desenvolvidas pelo Hotel de Dourado.
VEJA AQUI as fotos do evento

Um comentário:

Anônimo disse...

Estão de parabens todos os alunos, professores, direção e funcionários, pela realização dessa exelente FACID.
Outra surpresa agradável foi um coral muito bom e de Dourado, em duas lindas apresentações.
As três palestras apresentadas num lindo trabalho do Rotary Club foram exelentes e de alto nível.
Foi realmente uma maravilha.
Esper Ramos