quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O Povo fala no Blog do Ronco - Dourado

O douradense Cezar, comentou a nota publicada neste Blog com relação ao desnível da calçada e a guia em frente ao campo de futebol, na avenida da Saudade(diferença de 13 cm). A manchete da matério foi: Perigo a vista: Guia Pública fica com 13 cm mais alta que a calçada

Comentário do Cezar:


É lastimável que isto esteja acontecendo! Tanto este blog como vários Douradenses, alertaram sobre a evidente qualidade dos serviços que estavam sendo executados na pavimentação da Avenida da Saudade.

Foi sugerido a paralisação temporária da obra para rever o seu projeto e discuti-lo com os profissionais responsáveis. Parece que nada disso foi feito e deu no que deu. Pasmem, níveis de calçadas inferiores ao da pista (erro primário e grotesco no campo da engenharia).

 Canteiro central desnivelado, o que com certeza dificultará aos pedestres quando utilizá-lo. Dificuldade de escoamento da água da chuva (basta ver o que acontece em dias de chuva defronte ao Supermercado do Araújo).

A obra foi executada de acordo com o projeto aprovado (Processo nº 25/2011 - Tomada de Preços nº. 10/2011) e as normas técnicas previstas na ABNT ? Foi executado levantamento plani-altimétrico antes de inciar a obra? Foram analisadas e executadas as obras necessárias para o escoamento da água de chuva ( galerias, tubulações,boca de lobo, etc)? Foram analisadas as condições físicas estruturais das redes de água e esgoto existente sobre a avenida? (quem garante que essas redes não foram danificadas com a compactação do solo executada por máquinas?) Por que partes das faixas de rolamentos ficaram desniveladas uma em relação a outra? Não consigo pensar em justificativa plausível.

Não seria interessante solicitar ao corpo técnico da Escola de Engenharia Civil da USP de São Carlos para que emitisse parecer técnico sobre a obra executada? Caso constatas e confirmadas irregularidades de ordem técnica, comunicar ao Ministério Público para que sejam tomadas as medidas cabíveis quanto a responsabilidade civil por parte dos executantes. Desculpem minha indignação, entendo que não podemos e não devemos ficar calados. Conheço a postura e o caráter do Edmur e tenho certeza que ele também não deve estar contente com essa situação!
Cezar Douradense e Engenheiro Civil

Nota do Blog: Com todas as complicações vistas na execução das obras da avenida da Saudade em Dourado, os nossos comentários e matérias postadas neste espaço acabaram ficando sem uma explicação técnica e profissional. Não foi por falta de contato com profissionais da área, a questão é que não obtivemos o devido retorno. Agora no comentário do Engenheiro Cezar, há vários questionamentos que necessitam de respostas por parte da atual administração, afinal é notório que alguns aspectos da referida obra não foram planejados e projetados.

Em Tempo:  A Arquiteta e Urbanista pela EESC-USP, com doutorado em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo, Luciana Mascaro, douradense,  também questionou vários aspectos da referida obra. 

8 comentários:

Lu Mascaro disse...

Faz tempo que existe a sugestão de buscar ajuda e orientação junto as universidades.

No caso dos problemas de trânsito, nesse caso, no caso da necessidade de planejamento urbano.

Não dá p/ entender pq Dourado (e outras) não toma a iniciativa de apelar para a usp, a federal, a unesp etc. É um privilégio e uma facilidade ter essas escolas perto. Mas continuamos cultivando o abismo da falta de comunicação. Ninguém dá o primeiro passo no sentido de consultar pessoas competentes. Eu até me ofereci para ajudar nesse sentido, e mais de uma vez, mas é "pregar no deserto"...

Quem sabe os problemas da refoma da avenida sirvam como aprendizado. Não só para a administração pública (tb acredito que o sr. prefeito não esteja satisfeito). Mas para todos os cidadãos. Seria de grande utilidade aprendermos a conversar e a participar dos problemas que dizem respeito a todos.

Sergio Ronco disse...

Luciana,
Cometi uma falha, pois você também, como profissional, questionou vários aspectos da referida obra. Acabei de postar na matéria o detalhe.
Ronco

arnaldo davoglio disse...

A bom entendedor meia palavra basta.

arnaldo davoglio disse...

Prezado Sr.Prefeito, meu amigo "Dimurzinho".

Antes de fazer qualquer obra de engenharia, consulte seus amigos, principalmente os profissionais da área, doravante, aparentes absursdos não mais ocorrerão.

arnaldo davoglio disse...

Ouça a nobre douradense Lu Mascaro, ela - além de culta - ao que parece, só quer ajudar nossa cidade...

Ela já deu o caminho das pedras...

Os sábios reputam a pessoa modesta como maleável, distante da arrogância e da vaidade.

arnaldo davoglio disse...

Cuidado simples mortais.


Nenhuma pessoa, com um átomo de arrogância , entrará no
Paraíso. A arrogância é insolência, é a negação da justiça e o menosprezo às pessoas."
A arrogância, quer seja devido ao conhecimento, ou ao culto, ou à ascendência, ou à riqueza é
uma doença e conduzirá o arrogante à perdição.

Sergio Ronco disse...

Mais uma vez o Blog informa que para emitir comentário é necessário o cadastramento através do e-mail: contato@blogdoronco.com.br
Não aceitamos comentários anônimos ou que não esteja devidamente cadastrado.
Envie para o e-mail acima o seu nome e local(cidade) onde reside, apenas isso
Ronco

Lu Mascaro disse...

Ronco, não tem problema. De qualquer forma, agradeço.