quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Dourado: retratos de uma crise política


Blog Marcel Rofeal
Opinião

Dourado: retratos de uma crise política

Marcel Rofeal*

Três parlamentares do vizinho município de Dourado protocolaram nesta terça-feira (29) o pedido de instalação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) na Câmara Municipal. O pedido visa às denúncias oferecidas ao Ministério Público da Comarca de Ribeirão Bonito pelo contador da Prefeitura de Dourado, Paulo Grego, sobre possíveis irregularidades cometidas nos processos de adiantamento de viagens no exercício de 2011. As mesmas denúncias foram protocoladas no Legislativo.

São nove parlamentares na Câmara de Dourado, como em Ribeirão Bonito, e apenas três assinaram o pedido de abertura de uma CEI – número mínimo para requerer a abertura deste processo. Vale lembrar o que foi dito pelo professor Doutor Marcelo Arno Nerling durante a Consocial de Ribeirão Bonito, quando afirmou que a principal incumbência do Poder Legislativo é o de fiscalizar os trabalhos do Executivo, coisa que não vemos em muitos municípios. No caso de Dourado, três vereadores assumiram este papel na prática com a assinatura da CEI.

Mario Graminholli, Miguel Valencise e Tânia Ortiz perceberam que o Legislativo foi chamado a exercer suas atribuições legais. Assinaram e protocolaram o pedido de investigação detalhada do caso pela Casa do Povo, o que deve ser analisado no próximo dia 7 de dezembro, pelos demais parlamentares. Cabe, neste ponto, ressaltar que o não cumprimento do papel principal de uma Câmara de vereadores configura em uma omissão, inércia, falta de vontade política ou de competência para exercer a função.

Por meio dos veículos de comunicação, percebo uma crise em Dourado. Além deste caso, o vice-prefeito está sendo processado por um assessor do prefeito Edmur e há investigações sobre a venda de um veículo da Santa Casa. É o clima perfeito para um município que não quer progredir... Mas será que a população concorda com isso? Não! Os moradores exigem um crescimento “em todos os sentidos” (como foi veiculado no Blog do Ronco). Falta menos de um ano para as eleições municipais e é bom que nos atentemos a esses assuntos.

*Marcel Rofeal é colaborador do jornal “Correio D’Oeste”, redator do jornal “Agosto” e responsável pelo “Blog Marcel Rofeal – BMR”.

Nenhum comentário: